top of page
Buscar
  • Foto do escritorCORETO

Crianças e adolescentes de Barão de Cocais participam das oficinas do projeto Meu Lugar



As últimas semanas foram animadas na Escola Municipal José Maria dos Mares Guia e na Escola Estadual José Maria de Morais, em Barão de Cocais, pois o projeto Meu Lugar realizou oficinas formativas relacionadas à cultura e à economia criativa com os alunos de ambas instituições de ensino. Os estudantes, crianças e adolescentes, participaram de aulas de figurino, maquiagem, cabelo e confecção de tambores.


O que não faltou foi dedicação e foco no aprendizado, que poderá ser usado pelos alunos tanto na vida pessoal como na profissional. Nas aulas de maquiagem, foram ensinadas técnicas de preparo da pele, uso dos pincéis, produtos a serem utilizados e outros saberes. Quem participou ouviu com atenção a professora Raquel Laila e também pôde praticar a maquiagem em si mesmo e em colegas. Já a oficina de cabelo focou na confecção de tranças e teve como professora a trancista Eidy Sabrina. A professora ensinou desde como separar os cabelos até a finalização da trança, direcionando as aulas sempre para o empreendedorismo.


Já a oficina de figurino contou com a participação de cerca de 25 alunos. Eles ajudaram a produzir e customizar os looks junto com a professora, designer e figurinista Priscila Gouthier e sua assistente Débora Ferreira.


De acordo com Priscila, a oficina de figurino é um espaço de criação livre. “Os alunos são convidados a pensar e a encontrar soluções para as ideias propostas, o que possibilita que eles enxerguem além, sendo agentes transformadores. A oficina empodera e incentiva os alunos a serem quem eles são”. Ela completa dizendo que “não existe limites para a criação, o importante é saber e acreditar que podemos tirar as ideias do papel e transformá-las em realidade”.


Outra aula que agitou a comunidade escolar foi a oficina de confecção de tambores. Os aspirantes a músicos tiveram aulas com o professor Anderson Silva (Dodó), do Arautos do Gueto, que ensinou como usar as baquetas, os toques do tambor e também como produzir o instrumento usando materiais acessíveis para todos. Foi um sucesso.


Mostra de resultados


A comunidade escolar poderá conferir o resultado do trabalho efetuado com os estudantes durante a mostra cênica “O caminhar da Cultura Afro Brasileira”, que será realizada na Escola Estadual José Maria de Morais neste sábado (18) e na Escola Municipal José Maria dos Mares Guia na segunda-feira (20).


O tema escolhido passa pela celebração da consciência negra, tornando todo o projeto ainda mais importante e especial para os moradores das regiões de São Vicente, Santa Cruz e Leão XIII, em Barão de Cocais.


41 visualizações0 comentário
bottom of page