top of page
Buscar
  • Foto do escritorCORETO

Escola do Marzagão recebe oficinas e mostra cultural para celebrar a cultura afro-brasileira


Dando continuidade às ações do projeto Meu Lugar, a Coreto Cultural esteve no Bairro Marzagão, em Itabirito, realizando oficinas formativas e uma mostra cultural na Escola Municipal Antônio Toledo Sobrinho, potencializando a celebração da formatura dos alunos do 2º período e do 5º ano da instituição de ensino. A ação foi uma parceria da escola e da Coreto, com patrocínio do Grupo Avante, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal.


Na segunda-feira, dia 11, foram ofertadas oficinas de maquiagem, tranças, tambores e danças urbanas, em uma preparação para o evento de formatura, que tinha como tema a influência da origem africana na cultura brasileira. Os alunos puderam arrumar seus cabelos, entender como se maquiar, além de aprender os primeiros ritmos do tambor e passos de danças para as apresentações. Durante todo o dia, as crianças se deliciaram com pipoca e algodão doce.


Oficina de cabelo e maquiagem. Foto: Felipe Diniz

No dia 12, foi o momento da mostra em uma manhã de muita alegria e emoção, com a presença dos alunos, profissionais da comunidade escolar e familiares. Também marcaram presença a secretária de Educação do município, Iracema Mapa, a diretora e a vice-diretora das escolas rurais, Maria Salete Vasconcelos e Maria das Graças Teixeira, além de outras autoridades.


O dia começou com um momento muito especial, a exibição do vídeo com o resultado das entrevistas gravadas com representantes da comunidade para o chamado Mapa Afetivo. Essa etapa do projeto Meu Lugar teve o objetivo de conhecer ou aprofundar o conhecimento sobre a realidade do território, a fim de promover ações direcionadas aos moradores.


Após a exibição do vídeo, os presentes puderam acompanhar o Hino Nacional tocado pela Fanfarra da Paz e também uma apresentação de maculelê e roda de capoeira do Instituto Ciranda da Arte.


Fanfarra da Paz. Foto: Felipe Diniz

Durante a mostra, os alunos do 2º período apresentaram uma coreografia de dança de rua ensaiada pelos professores durante as oficinas, enquanto os alunos do 5º ano mostraram o que aprenderam durante as aulas em uma apresentação de percussão. Vale ressaltar também que os instrumentos utilizados pelos estudantes foram produzidos por eles e são um presente do Meu Lugar para que eles possam dar continuidade ao conhecimento e às técnicas musicais.


Vários clipes sobre a consciência negra foram exibidos, além de vídeos com imagens das atividades com as crianças e palavras do coordenador da escola, Dijalma Lúcio da Silva, que ressaltou a dimensão do projeto na vida das crianças e da comunidade como um todo.


 “Quando você traz a ideia de um resgate, você torna as pessoas protagonistas da sua própria história. Então não é um projeto que vem e vai embora. É um projeto que traz uma mentalidade diferenciada. É um resgate de história. Você se vê dentro do projeto o tempo todo. E isso é colher frutos imediatamente.


Hoje eu olho para os meus meninos e vejo  crianças aprendendo a fazer percussão em duas horas de oficina. Ninguém via isso. Eles já tinham essa vontade de fazer e pertencer. Eu não tinha dimensão do quanto o projeto poderia alcançar. E alcançou”, disse o coordenador.


Durante o evento, os alunos receberam seus diplomas no palco, das mãos dos professores, diretores e paraninfos.


Em sua fala, a diretora-executiva da Coreto Cultural, Lilian Nunes, lembrou que esse projeto tem um poder transformador. “A arte transforma, a arte é muito importante na vida da gente. E a gente pode ver isso aqui. Quanto mais a gente incentivar as crianças a vivenciar a arte e a cultura, mais ganhos pessoais e profissionais elas terão”.  


A festa terminou com uma grande confraternização. Uma deliciosa feijoada, iguaria da culinária brasileira, herança dos primeiros moradores africanos, foi compartilhada com todos. Para abrandar o calor intenso e adoçar a memória, picolés fizeram a alegria dos alunos, professores, familiares e toda equipe que participou do evento. 


CONFIRA TODAS AS FOTOS AQUI

14 visualizações0 comentário
bottom of page