BANNER-PAGINA.png

o projeto
A BOA DO
BAIRRO

A Boa do Bairro - Morro das Pedras é o piloto de uma série de vídeos sobre os saberes e histórias da cultura alimentar, arte, lazer e empreendedorismo em singulares comunidades mineiras, com apresentação do jornalista Nenel, conhecido como o Rei da Baixa Gastronomia.

Quando criou em 2009 o blog Baixa Gastronomia, o jornalista Daniel Neto, mais conhecido como Nenel, mal imaginaria que, no futuro, se tornaria uma “sumidade” quando o assunto é comida de botequim. Dali em diante, o blog se tornou um guia gastronômico para o povo mineiro, rompeu fronteiras, ganhou canal no YouTube, programa em rádio, perfis e páginas nas redes sociais.

Frame MDP01.jpg

MORRO DAS PEDRAS

BELO HORIZONTE - MG

Localizado na região oeste de Belo Horizonte, o Morro das Pedras é formado por sete vilas: Antena, Santa Sofia, São Jorge I, II, III, Leonina e Pantanal. O aglomerado surgiu por volta dos anos 20, no local onde existiam várias fazendas e uma pedreira. De lá, foram retiradas pedras para serem usadas como matéria-prima para a edificação da nova capital.


No Morro das Pedras, os tambores e o congado se juntam às pipas e seus mirantes, os grafites colorem becos, ruas e lajes. O samba e a gastronomia abrem caminhos. Tem rima em poema e música. Suas casas, histórias e vidas são registradas e perpetuadas em saberes, sabores e belas imagens. A arte e o empreendedorismo permeiam a vida de seus moradores que, desde as primeiras ocupações, enxergam na ausência e na simplicidade os elementos para a criação, a colaboração e a transformação. O apresentador Nenel, Rei da Baixa Gastronomia, percorre suas singularidades e apresenta histórias e receitas, símbolos da criatividade e da inovação culinária da região.

Depoimentos

Frame MDP_Torresmo.jpg
Nenel-(Fábio-Gruppi)corte.jpg

Nenel, apresentador

Participar do projeto A Boa do Bairro não só me honrou muito, como me fez descobrir lugares que eu jamais imaginei conhecer. Locais com história, pessoas especiais e, claro, comida da boa!
E poder registrar isso tudo torna a minha relação com o projeto ainda mais especial.

Captura de Tela 2021-12-10 às 16.04.32.png

Fred Amorim - roteiro e produção

Nasci e fui criado no Morro das Pedras, comecei minha empresa de catering vendendo doces como ambulante pelos becos do aglomerado. Mesmo com a pandemia, a favela se virou para garantir a sobrevivência dos moradores. A Boa do Bairro dá visibilidade à periferia e ao MDP, com registros de cultura, arte, gastronomia e empreendedorismo.

Patricia.jpeg

Patrícia Vieira,  captação e direção

A cada esquina do imenso Aglomerado Morro das Pedras se esbarra com cultura, arte, ancestralidade, fé! Um povo forjado na luta, na resistência e que aprendeu a se reinventar todo dia com muita criatividade, alegria e sabedoria.  o Projeto A Boa do Bairro registrou um pouco dessas histórias através das relações e memórias afetivas de  moradores e empreendedores locais

Nossa
EQUIPE

APRESENTAÇÃO

Nenel Neto


DIREÇÃO

Patrícia Vieira
 

ROTEIRO E PRODUÇÃO

Fred Amorim

Raison Lucas

 

CAPTAÇÃO DE IMAGENS

Iago Viana

Patrícia Vieira

 

EDIÇÃO

Jéssica Tonelli
 

FINALIZAÇÃO

Chico de Paula


IDEALIZAÇÃO

Lilian Nunes

COMUNICAÇÃO

Dila Puccini I Patuá

GESTÃO DE PROJETO

Gabriela Santoro

JURÍDICO E COMPILANCE

Daniela Savoi


ADMINISTRATIVO

Ruth-Lea Amaral

Breno Amaral


AGRADECIMENTOS

Associação Cultural História em Construção

Associação de Educação e Cultura Flor do Cascalho

Bar do Bugallu

Bar do Peninha

Barbearia Di Lima do Corte

Cozinha da Ita

Mix Lanches

E a todos os moradores que contribuíram

REALIZAÇÃO

Coreto

Instituto Periférico

A-Boa-do-Bairro---Chancelas.png