Através de um abrangente processo de escuta e planejamento colaborativo, o projeto Meu Lugar promove o sentimento de pertencimento e autoestima das comunidades contempladas, além de oferecer novas perspectivas de crescimento pessoal e profissional por meio de oficinas nas áreas da arte e da cultura e também de mostras culturais que proporcionam uma vivência concreta dos conhecimentos adquiridos.
Vivenciar o novo olhar dos moradores para si mesmos e o lugar onde vivem nos dá a certeza que o projeto Meu Lugar faz a diferença!
ETAPAS DO PROJETO
1
MAPA AFETIVO
A equipe da Coreto afetivo entrevistou 15 pessoas em Barão de Cocais e 14 pessoas em Itabirito, tendo como resultado um conhecimento mais aprofundado da realidade destas comunidades, que passam a se conhecer melhor e ter registrada parte da sua história. Com o diagnóstico em mãos, é possível criar ações assertivas para essas comunidades que apresentam potencial de desenvolvimento.
2
FORMAÇÃO
O Meu Lugar tem como uma das principais etapas a realização de oficinas culturais com foco na formação em artes cênicas. Na primeira edição do projeto, estudantes de duas escolas em Barão de Cocais e uma Itabirito foram escolhidas para receber aulas de maquiagem, figurino, cabelo, tambor e dança. Ao todo, foram oferecidas 52 aulas, para 172 estudantes, em um total de 140 horas de oficinas.
3
MOSTRA
A mostra cultural apresentou o resultado das oficinas oferecidas pelo Meu Lugar. Ela representa a concretude do projeto, pois os participantes podem olhar para si mesmos e perceber novos caminhos e possibilidades por meio da arte e da cultura. Cerca de 1000 pessoas, entre estudantes, familiares e profissionais da educação participaram das mostras nas três escolas, em Itabirito e Barão de Cocais.
4
CONTRAPARTIDA
O Meu Lugar apresentou importantes contrapartidas para as três escolas contempladas. Além de oferecer encontros com a comunidade escolar para apresentar os processos artísticos inseridos nas oficinas e na mostra realizadas, as mesmas receberam a artista Anna Gobel para a criação conjunta com os alunos de murais representativos com foco em temas como educação, literatura e consciência negra.
NOTÍCIAS
+ SOBRE O PROJETO
A Coreto Cultural acredita que pode abrir portas para que as pessoas mudem suas vidas e das comunidades onde vivem. O projeto Meu Lugar é um exemplo disso. Ensina de maneira didática e assertiva os ofícios necessários para ampla atuação nas artes, gerando oportunidades de inserção no mercado de trabalho da cultura. Sempre de forma gratuita, proporciona acesso, dignidade e crescimento profissional.
Composta por quatro etapas, mapa afetivo, formação, mostra cultural e contrapartidas, a metodologia empregada estimula a autonomia e dá protagonismo aos moradores dos territórios participantes das atividades, principais conhecedores da realidade local e das demandas de quem vive ali.
Por meio de um amplo processo de escuta e planejamento conjunto entre produção e comunidade, as ações buscam atender às expectativas das localidades contempladas, melhorando a autoestima por meio da cultura, utilizando-a como alavanca para o desenvolvimento humano, com promoção do bem-estar coletivo.
O Projeto Meu Lugar é uma realização da Coreto Cultural e conta com patrocínio do Grupo Avante, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Nossa
EQUIPE
COORDENAÇÃO DE PROJETO
Vanessa Fonseca
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO
Giovanna Pires
EDUCATIVO
Ana Nery
COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO
Dila Puccini
REDES SOCIAIS
Nina Teresa - Agapo Ideias
CONTEÚDO E IMPRENSA
Tatiana Rocha
REVISÃO
Cyro Viegas
SITE, IDENTIDADE VISUAL E DESIGN
Patuá.cc
Pedro Henrique Cunha
COORDENAÇÃO AUDIOVISUAL
Chico de Paula
GESTÃO DE PROJETO
Gabriela Santoro
GESTÃO DE PRODUÇÃO
Lílian Nunes
GESTÃO JURÍDICA
Daniela Savoi
GESTÃO ADMINISTRATIVA
Christiane Gazzinelli
Ruth-Lea Amaral
Breno Amaral
Taíres Nascimento