top of page
231117_MEU LUGAR_Barão de Cocais_EMJMM_LeãoXIII_Oficina de Tambor__FelipeMuniz_00024.jpg

Através de um abrangente processo de escuta e planejamento colaborativo, o projeto Meu Lugar promove o sentimento de pertencimento e autoestima das comunidades contempladas, além de oferecer novas perspectivas de crescimento pessoal e profissional por meio de oficinas nas áreas da arte e da cultura e também de mostras culturais que proporcionam uma vivência concreta dos conhecimentos adquiridos.

Vivenciar o novo olhar dos moradores para si mesmos e o lugar onde vivem nos dá a certeza que o projeto Meu Lugar faz a diferença!

ETAPAS DO PROJETO

1

MAPA AFETIVO

A equipe da Coreto afetivo entrevistou 15 pessoas em Barão de Cocais e 14 pessoas em Itabirito, tendo como resultado um conhecimento mais aprofundado da realidade destas comunidades, que passam a se conhecer melhor e ter registrada parte da sua história. Com o diagnóstico em mãos, é possível criar ações assertivas para essas comunidades que apresentam potencial de desenvolvimento.

2

FORMAÇÃO

O Meu Lugar tem como uma das principais etapas a realização de oficinas culturais com foco na formação em artes cênicas. Na primeira edição do projeto, estudantes de duas escolas em Barão de Cocais e uma Itabirito foram escolhidas para receber aulas de maquiagem, figurino, cabelo, tambor e dança. Ao todo, foram oferecidas 52 aulas, para 172 estudantes, em um total de 140 horas de oficinas.

3

MOSTRA

A mostra cultural apresentou o resultado das oficinas oferecidas pelo Meu Lugar. Ela representa a concretude do projeto, pois os participantes podem olhar para si mesmos e perceber novos caminhos e possibilidades por meio da arte e da cultura. Cerca de 1000 pessoas, entre estudantes, familiares e profissionais da educação participaram das mostras nas três escolas, em Itabirito e Barão de Cocais.

4

CONTRAPARTIDA

O Meu Lugar apresentou importantes contrapartidas para as três escolas contempladas. Além de oferecer encontros com a comunidade escolar para apresentar os processos artísticos inseridos nas oficinas e na mostra realizadas, as mesmas receberam a artista Anna Gobel para a criação conjunta com os alunos de murais representativos com foco em temas como educação, literatura e consciência negra. 

231118_MEU LUGAR_Barão de Cocais_Anna Gobel_LeãoXIII__FelipeMuniz_00008.jpg

GALERIA DE VIDEOS

MEU LUGAR - Mapa Afetivo - Mazargão - Itabirito [MG]
MEU LUGAR - Oficinas - Marzagão - Itabirito [MG]
MEU LUGAR - Mostra Cultural - Marzagão - Itabirito [MG]
MEU LUGAR - Oficinas - Leão XIII - Barão de Cocais [MG]
MEU LUGAR - Mostra Cultural - Leão XIII - Barão de Cocais [MG]
MEU LUGAR - Oficinas - Santa Cruz - Barão de Cocais [MG]
MEU LUGAR - Mostra Cultural - Santa Cruz - Barão de Cocais [MG]
MEU LUGAR - Balanço Edição 2023

GALERIA DE FOTOS