top of page
Buscar
  • Foto do escritorCORETO

Mostra cênica “O caminhar da Cultura Afro Brasileira” emociona comunidade escolar de Barão de Cocais

Emocionante! Essa palavra dá uma ideia de como foi a Mostra cênica “O caminhar da Cultura Afro Brasileira”, realizada nos dias 18 e 20 de novembro, respectivamente, na Escola Estadual José Maria de Morais e na Escola Municipal José Maria dos Mares Guia, em Barão de Cocais. A mostra foi realizada em conjunto pelas instituições de ensino e a Coreto Cultural, no âmbito do projeto Meu Lugar, tendo o patrocínio do Grupo Avante, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal.



O tema dos dois eventos foi escolhido para celebrar o Dia da Consciência Negra. O desfile realizado em ambas escolas foi a programação especial, trouxe à tona o olhar dos alunos para realidade da negritude e mostrou o resultado das atividades formativas oferecidas pelo projeto aos alunos. Nas últimas semanas, eles tiveram aulas de Figurino, Maquiagem, Cabelo e Confecção de Tambores, com o intuito de estimular o desenvolvimento comunitário a partir da capacitação ligada à cultura e à economia criativa.


Durante a Mostra nas escolas, a comunidade pôde assistir ao vídeo produzido pela Coreto com imagens coletadas durante os processos de criação e aprendizado das oficinas que culminaram na mostra. Foi um momento de alegria e emoção no qual os estudantes puderam se ver.


De acordo com a diretora-executiva da Coreto Cultural, Lilian Nunes, a mostra representa a concretude do projeto Meu Lugar, pois os participantes podem olhar para si mesmos e perceber novos caminhos e possibilidades por meio da arte e da cultura. “Estamos no caminho certo, dando espaço para que os moradores das comunidades contempladas se reconheçam e tenham orgulho do que vêm construindo no dia a dia”.


Após o vídeo, houve apresentação e um aulão de danças urbanas, que tirou todo mundo para dançar, assim como a aula de percussão, que animou os presentes. Para finalizar, o momento mais aguardado de todos, o desfile com os alunos que participaram das oficinas, mostrando tudo que aprenderam na prática, com as roupas produzidas nas aulas, maquiagens e tranças, sem falar na percussão que deu tom ao momento.


Para a responsável pela gestão do projeto, Giovanna Pires, é muito bom entregar esse projeto e ver uma mudança no olhar e no sorriso dos estudantes. “É muito bacana ver as crianças e jovens empoderados, mostrando que têm autoestima e se apresentando com garra e alegria. Tanto aqueles que desfilaram, quanto os que tocaram os tambores, mostraram que têm voz e orgulho de serem quem são. Estamos muito felizes e esperamos fazer mais e para mais pessoas por meio do projeto Meu Lugar.


De acordo com a diretora da Escola Estadual, Cristina Domingues Arantes, a mostra foi uma oportunidade para a arte renascer nas escolas. “Estamos muito felizes e abertos para outras ações relacionadas à arte e a cultura, de forma a estimular os alunos para essas áreas do conhecimento”.


Mural

Nos dias da Mostra, a artista Anna Gobel marcou presença mais uma vez em Barão de Cocais. E, repetindo a ação feita anteriormente na Escola Municipal José Maria dos Mares Guia, como contrapartida ao acolhimento da escola estadual José Maria de Morais, produziu um mural que retratou a temática da mostra e registrou o dia do evento na quadra da escola.


Confira mais fotos!







44 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page